Unicamp desmente vídeo fake news gravado por uma dupla de ativistas

É #FAKE – A Universidade Estadual de Campinas esclarece que é falso o vídeo que mostraria “hospital de campanha da Unicamp” vazio. A mensagem contém informações e inferências absurdas com o objetivo claro de minimizar a dimensão da pandemia do coronavírus no Brasil.

Em primeiro lugar, a Unicamp e muito menos  HC tem um hospital de campanha. A estrutura que existe no estacionamento do HC da Unicamp – e que aparece no vídeo gravado por duas mulheres – são na verdade, tendas de triagem montadas em parceria com a ONG Expedicionários da Saúde. Essa estrutura hospitalar móvel tem a função de ampliar de forma segura a assistência à saúde de uma população de seis e meio milhões de pessoas, para as quais a universidade é referência.

Como se tratam de tendas de triagem, e não de um hospital de campanha, o espaço não tem e não terá pacientes internados. Sua função é receber pessoas com suspeita de COVID-19 para um atendimento preliminar em ambiente com ampla ventilação de forma separada das atividades do HC, de modo a protegê-las, assim como aos profissionais e pacientes do prédio. Apenas casos graves são encaminhados, de maneira cuidadosa, para o hospital.

Para evitar aglomerações, as tendas compõem um espaço amplo com 900 metros quadrados e dez consultórios. É impossível saber quantos atendimentos eram feitos no momento em que o vídeo foi feito por uma dupla de ativistas, pois as imagens escuras comprometem a visibilidade do espaço. Ainda assim, vale ressaltar que a frequência é flutuante e o espaço foi pensado não só para o nível atual de contágio, mas para suportar momentos de pico da disseminação da doença, que devem acontecer nas próximas semanas.

No combate ao novo coronavírus, a Unicamp tem mobilizado docentes, funcionários e alunos voluntários em ações como a elaboração de testes diagnósticos locais, algo fundamental para diminuir um gargalo crescente no controle da pandemia, dadas as dificuldades de importação desses itens.

Notícias falsas, com informações desprovidas de contexto, prejudicam os esforços da Unicamp e de outras instituições em seu trabalho de enfrentamento da pandemia, o que afronta o senso de coletividade e presta um desserviço à sociedade. É #FAKE

Caius Lucilius – Assessoria de Imprensa HC