Em julho passado, a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC) sediou o primeiro curso Mass Casualty Management (MCM) realizado no Brasil, como atividade pré-congresso WCTEL (World Congress of Trauma & Emergency Leagues), que foi realizado na Unicamp. Participaram do curso 50 profissionais do Hospital de Clínicas da Unicamp, Rede Mário Gatti, Hospital Santa Tereza e Hospital Vera Cruz. Em outubro de 2025, mais quatro hospitais da região de Campinas participaram do curso MCM, promovido pela WHO Academy, braço educacional da OMS (Organização Mundial da Saúde).
Dois médicos que trabalharam durante a guerra, em Gaza, compartilharam suas experiências durante ambos os cursos. Nelson Olim é médico em Portugal, e Harald Veen, na Holanda e no Reino Unido. Médicos(as), enfermeiros(as) e diretores de setores administrativos de hospitais da região de Campinas participaram do curso a convite dos médicos Gustavo Fraga e José Alberto Fernandes da Silva Filho, do Departamento de Trauma da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) e do HC da Unicamp.
A próxima etapa do curso é a apresentação final do projeto para atendimento de múltiplas vítimas em cada um dos hospitais. No dia 9 de outubro de 2025, na sala do Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp, houve uma prévia do projeto ao cirurgião português Nelson Olim e ao médico holandês Harald Veen. A apresentação final acontecerá no início de 2026.

Ficha técnica
Produção – Fábio Gallacci
Reportagem – Hebe Rios
Imagens – Marcos Botelho Junior
Edição – Aguinaldo Matos
Edição de capa – Alex Calixto
Coordenação – Patrícia Lauretti
