​HC anuncia inovação em seu sistema de gestão hospitalar

A superintendência do HC da Unicamp sempre em busca de inovação e soluções eficazes, anuncia oficialmente, a parceria de cooperação técnica com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), para implantação do sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico, o AGHUse. A entrega oficial da nova área do AGHUse aconteceu na quarta-feira (25), às 10 horas. A proposta de convênio entre os hospitais incorpora no HC da Unicamp, o modelo de gestão hospitalar já utilizado no HC de Porto Alegre sem custos de licenciamento e em prol da evolução do sistema informatizado e dos processos de gestão hospitalar.

O software considerado referencial no segmento de gestão hospitalar, foi desenvolvido no Hospital de Clínicas de Porto Alegre na década de 1980. Em 2009, o sistema evoluiu e nasceu o projeto AGHU (Aplicativos para Gestão dos Hospitais Universitários) com a finalidade de definir e implantar soluções eficazes, duradouras, abrangentes e participativas para os problemas estruturais dos Hospitais Universitários em todo o país. E é parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais, unido ao HC de Porto Alegre e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh),

“Em relação ao sistema informatizado de gestão hospitalar, AGHU, trata-se de um sistema completo, moderno, desenvolvido dentro de padrões internacionais de qualidade e segurança de software, possui prontuário eletrônico e todos os módulos para gestão clínica e administrativa para um hospital terciário de grande porte.  O modelo de gestão abrange os processos, as ações administrativas, os controles operacionais, os fluxos de trabalho e as análises de informações e indicadores do hospital, buscando melhorar a eficiência operacional, econômica e administrativa”, explica Edson Luiz Kitaka, Diretor de Divisão de TI  do HC da UNICAMP.

No HC o sistema já foi instalado no ambulatório de Psiquiatria; Neurologia; Otorrinolaringologia; Órteses e Próteses; Saúde Auditiva; Ortopedia e Clínica Cirurgica, mas toda a infraestrutura para suprir as enfermarias, Centro Cirúrgico, UTI, Pronto Socorro e laboratórios já está pronta. Faz parte do novo sistema de gestão hospitalar um prontuário informatizado de cada paciente, suas informações clínicas; pedidos de exames; receitas de medicamentos; realiza também a gestão das internações, contemplando todas as operações: gestão de leitos, transferência de paciente, alta administrativa e cirurgias. Os dados são usados por médicos, enfermeiros, setor administrativo e tesouraria. O sistema informatizado é alimentado em tempo real.

A implantação do sistema espera trazer benefícios a todos os usuários, desde facilitar processos, até melhorar a vida dos pacientes, que terão em seu prontuário todo o seu histórico médico registrado. Após o término de implantação, o novo sistema estará acessível aos mais de 2500 pontos de rede da instituição e à disposição de 3.300 funcionários que atuam 24 horas em diversas áreas do hospital, além das cerca de mais de 10 mil pessoas que passam todos os dias pelo HC. “Estamos trazendo para nosso hospital, o que há de mais moderno na área de TI para gestão hospitalar, não devendo nada aos melhores sistemas comerciais disponíveis no mercado”, assegura José Roberto Matos Souza, coordenador de Administração do HC e responsável pelo convênio com o HC de Porto Alegre.

Os usuários terão todo suporte necessário para se adaptarem ao novo sistema, a Central de Relacionamento AGHUse é a área da Divisão de Informática do HC (Dinf) que fará os atendimentos técnicos relacionados a este e aos outros sistemas informatizados utilizados pelo hospital. Além disso, haverá um canal de comunicação pelo e-mail: aghuse.relacionamento@hc.unicamp.br.

Caius Lucilius  com Juliana Castro
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp