Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Na penúltima semana de outubro, aconteceu na Superintendência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, uma reunião entre gestores do hospital, da Diretoria Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), da Central de Regulação e Ofertas e Serviços de Saúde (CROSS) e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).

A reunião foi um desdobramento de outras duas visitas que ocorreram no mês de julho: a primeira, quando gestores do HC visitaram a CROSS para estreitamento do projeto para regulação de leitos e acesso e a segunda, quando a equipe técnica da SES e da DRS-7 visitaram o HC para tratar de melhorias na assistência do hospital. Leia abaixo as matérias dessas duas visitas.

Durante essa nova reunião, o HC mostrou o que vem fazendo para melhorar o atendimento da população e o que ainda pode fazer, como por exemplo, mutirões para diminuir as filas de cirurgias oncológicas e de catarata e de procedimentos como colonoscopia e endoscopia, junto com o Gastrocentro, entre outros. Ao mesmo tempo, foi mostrado à equipe da SES a necessidade da contratação de diversos profissionais para o hospital abrir mais enfermarias e melhorar o giro no centro cirúrgico.

“Semanalmente, atendemos dois mil casos novos com vagas internas e apenas 300 casos novos oriundos da CROSS. Isso é desproporcional. Teremos que adotar medidas para sermos mais visível para a SES. Não vamos diminuir o atendimento, mas vamos ser mais transparentes com o que fazemos. Estamos com o pé no chão”, ressalta a coordenadora de assistência do HC, Elaine Cristina de Ataíde.

Um dos desdobramentos da reunião será a permissão do HC para inserir no módulo de leitos do sistema CROSS a contrarreferência dos pacientes que estão na Unidade de Emergência Referenciada (UER). “Caso o paciente não exija alta complexidade, ao invés de ficar no HC, poderemos encaminhá-lo para o hospital da cidade de origem, caso haja vaga”, explica Elaine.

A SES se comprometeu também em enviar, nos próximos meses, um médico comissionado para ajudar a equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do HC na implantação dos protocolos gerais e na interface com os módulos de gestão de leitos da CROSS.

A coordenadora de assistência do HC reforçou ainda, durante a reunião, a necessidade de uma nova pactuação de repasse de verbas. “Estamos em intenso trabalho para reabrir os leitos no hospital, aumentando o número de procedimentos. Sabemos que temos que melhorar internamente e estamos fazendo isso, ouvindo as equipes, revendo processos e buscando novas ideias. Uma nova reunião será marcada em breve entre o HC, a SES, e a DRS-7”, revela Elaine.

Pelo HC, participaram da reunião, a coordenadora de assistência Elaine Cristina de Ataíde e o coordenador de administração Rodrigo Bueno de Oliveira; Alessandra Roscani e Nilcilene Pinheiro, respectivamente coordenadora do Núcleo de Qualidade em Segurança e Saúde (NQSS) e assessora do NIR; Ana Paula Bepler, diretora da Unidade de Emergência Referenciada (UER); Joaquim Antonio Graciano e Luciana Teixeira Lot, diretor e coordenadora, respectivamente, do Departamento de Enfermagem. Pela DRS-7 participaram da reunião as diretoras Mirella Povinelli e Fernanda Vasconcelos e a assessora técnica Rafaela Cheche. Pela CROSS participou da reunião o gerente Domingos Guilherme Napoli e pela Secretaria de Estado da Saúde participou a diretora Raquel Zaicaner.


Leia também:


Fotografia, texto e edição: Edimilson Montalti – Assessoria de imprensa do HC Unicamp

Ir para o topo