UER recebe novas macas hidráulicas

Começaram a circular pelo Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, 16 novas macas hidráulicas, distribuídas entre as áreas da Unidade de Emergência Referenciada (UER), função pulmonar e serviço de escolta. A aquisição de R$ 110.400,00 foi possível com recursos do próprio hospital.

Para a UER foram destinadas 12 macas hidráulicas; a função pulmonar ficou com uma e a escolta com três unidades. “Essa é uma maca completa, pronta para ser utilizada em casos de urgência ou até cirurgia, sem precisar trocar o paciente de leito”, explica o diretor administrativo da UER/HC, Edson Justino, ao ressaltar as qualidades das novas macas para melhor humanização do atendimento e acomodação do paciente.

A maca com elevação hidráulica é totalmente confeccionada em chapa de aço inoxidável, inclui protetores de parede de borracha em toda a volta;, suporte de soro e suporte de cilindro para oxigênio, além de pedal para acionamento de elevação do leito, com subida e descida controlada, regulagem de altura da cabeceira, do apoio dorsal regulável e das grades laterais. Com capacidade para suportar até 150 Kg e dimensões de 1,90cm altura por 62cm de largura, cada maca tem o peso de 80 Kg, mais forte e resistente.

Além das macas, a UER/HC recebeu em 2015 novos itens como 10 condicionados de ar, sete balanças para pesagem de adultos e crianças, além de três câmaras de conservação de medicamentos (os dois últimos adquiridos através de programas do Ministério da Saúde). Também foram trocadas as portas “vai e vem” da unidade – cinco no total, que garantem mais privacidade aos pacientes que passam por procedimentos nos leitos.

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp