Desenvolvida na Alemanha, pelo professor Holger Sudhoff, do Hospital Universitário de Bielefeld, a técnica que foi aplicada em uma paciente de 51 anos, está entre as mais modernas para o tratamento de doenças que comprometem o ouvido médio, devido a uma disfunção da tuba auditiva (ETD), que se encontra bloqueada ou não abre corretamente, deixando de controlar a pressão e retendo secreções potencializando as infecções.
“O objetivo é melhorar a sensação de pressão no ouvido, e a longo prazo, minimizar as doenças decorrentes da má função da tuba. O problema ocorre com maior frequência em pessoas com histórico de infecção de ouvido, rinite e sinusite e provoca dor, perda de audição, infecções constantes de ouvido, sensação de pressão e comprometimento da qualidade de vida.”, explica o otorrinolaringologista Reinaldo Gusmão, chefe do serviço de cirurgia laser do HC.
Ao participar de um congresso internacional, Gusmão conheceu o método e trouxe a idéia à equipe de otorrinolaringologia do hospital. Em setembro de 2014, a otorrinolaringologista Graziela Sementazi, foi até a Alemanha e passou por treinamentos com o próprio professor Sudhoff, a fim de aprender e implementar as experiências no Brasil.
O procedimento minimamente invasivo, que dura de 10 à 30 minutos, consiste em introduzir uma sonda no nariz do paciente para que com o auxílio de um balão, a tuba seja dilatada. “A recuperação é rápida, o paciente tem alta em até 12 horas e os custos são minimizados ”, afirma Gusmão.
Sem essa intervenção o tratamento da disfunção pode ser clínico, com uso de corticóides e antiinflamatórios, ou com a colocação de tubo de ventilação na membrana timpânica. Com isso, diz, os sintomas e o desconforto somente são minimizados. O problema pode acometer crianças e adultos,
Funções
A tuba auditiva tem a função de aerar o ouvido (levar ar ao seu interior), limpá-lo e equalizar a pressão atmosférica externa com a interna. A disfunção acontece porque a pressão do ar sobre o lado exterior da membrana do tímpano se torna maior do que a pressão do ar no ouvido médio. Isso empurra o tímpano para dentro.
O tímpano fica tenso e não vibra tão bem quando atingido por ondas sonoras, o que dá origem à sensação de ouvido tampado, como quando se está descendo a serra ou voando de avião. Zumbido, dificuldades para ouvir e tontura, são outras sensações decorrentes da disfunção.
Treinamento
Em março deste ano, o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, parte da Disciplina de Otorrinolaringologia, promove um workshop com a presença do especialista em cirurgia de dilatação da tuba auditiva em crianças, professor Matthias Thich, chefe do departamento de otorrinolaringologia, cabeça e pescoço do Hospital Militar de Ulm, Alemanhã. Haverá atividades teóricas e práticas, no Centro Cirúrgico do HC.
Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp