Portal Unicamp – Qual a idade mínima para essa cirurgia?
Chaim – A partir de 16 anos.
Portal Unicamp – Qual a expectativa desse evento no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp?
Chaim – Esperamos um público maior que mil pessoas obesas.
Portal Unicamp – Quais as técnicas mais utilizadas na Unicamp?
Chaim – São duas, que também são as mais consagradas: Bypass Gástrico e Scopinaro. A técnica Scopinaro é mais indicada para pacientes portadores de diabetes grave.
Portal Unicamp – Em termos percentuais, quantos pacientes voltam a ganhar peso depois de terem se submetido à cirurgia?
Chaim – Ocorre 10% de reganho de peso no geral. Consideramos este percentual baixo. Mas há ainda aqueles pacientes que voltam a ter obesidade mórbida. Este percentual então permeia a casa dos 2%. A causa disso é que lhes falta preparo psicológico e eles não conseguem fazer a introdução de atividade física como um hábito de vida, como recomendamos.
Portal Unicamp – Como deve ser feita a manutenção no pós-cirúrgico?
Chaim – Esses pacientes deverão passar por um acompanhamento médico pelo resto de suas vidas. Eles não têm alta. Isso porque precisam fazer reposição de vitaminas e carecem ainda de um acompanhamento psicológico e nutricional.
Portal Unicamp – No pós-cirúrgico, é possível a desnutrição?
Chaim – Pode acontecer quando o paciente acaba fazendo uma alimentação desequilibrada, mas isso não é comum.
Portal Unicamp – O que acontece no pós-cirúrgico imediato?
Chaim – Nesse momento é introduzida a dieta fracionada, e em pequena quantidade, e é indicada atividade física leve, bem como acompanhamento multidisciplinar.
Portal Unicamp – O paciente com sobrepeso é candidato a essa seleção?
Chaim – Não. A cirurgia é indicada estritamente para obesos mórbidos. O motivo é que a literatura demonstrou que, em longo prazo, pode ocorrer uma redução na expectativa de vida do indivíduo, de aproximadamente 15 anos. Além do mais, observou-se que, para o paciente com sobrepeso, não existe benefício que justifique a cirurgia. Pelo contrário, ele vai enfrentar riscos, sendo que, com uma dieta aliada à atividade física, ele poderá perder peso tranquilamente. O tratamento cirúrgico, então, é a última opção, sobretudo por conta do risco que existe de morbimortalidade.
Portal Unicamp – Como controlar a ansiedade no pós-operatório?
Chaim – Aqui na Unicamp fazemos acompanhamento psicológico para controle das compulsões, que certamente aparecem, além, é claro, do seguimento médico.
Portal Unicamp – Quais são os riscos decorrentes da cirurgia?
Chaim – Em curto prazo, podem ocorrer sangramentos, tromboembolismo pulmonar e infecções. Já, em longo prazo, pode haver desnutrição, anemia e o aparecimento de novas compulsões. É o caso de pacientes que passam a ingerir uma grande quantidade de leite condensado, achocolatados, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Portal Unicamp – A cirurgia pode ser feita mais de uma vez?
Chaim – Para as técnicas empregadas na Unicamp, a cirurgia é única. E a perda de peso, que é gradativa, deve acontecer ao longo de um ano.
Portal Unicamp – Por que é preciso emagrecer antes da cirurgia?
Chaim – É que se o paciente perder 10% do seu peso, ele diminui complicações como hérnias incisionais e tromboembolismo pulmonar, que podem inclusive levar à morte.
Portal Unicamp – Quais suas recomendações aos pacientes que virão à Unicamp para participar dessa seleção?
Chaim – Quem já está cadastrado, não precisa se cadastrar novamente. Os pacientes têm que fazer um pré-agendamento pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Campinas, o DRS VII. A nossa equipe estará no Ginásio no dia 12 para passar orientações iniciais e esclarecer dúvidas. O paciente deve entender que precisa perder peso e precisa ver vantagem no emagrecimento, principalmente para a sua saúde. Eles precisam ter vontade e também acatar as orientações para atingir a meta de perda de peso. Aqueles que vierem no dia do agendamento vão passar por pesagem e aqueles que já conseguiram perder 10% do peso serão inseridos automaticamente no Programa Multidisciplinar de Cirurgia Bariátrica.
Serviço
Cadastramento de cirurgia bariátrica no HC da Unicamp
Data: 12 de março
Hora: às 8 horas
Local: Ginásio de Esportes da Unicamp, Rua Elis Regina, nº 131 – Cidade Universitária “Zeferino Vaz” – Campinas/SP
Assista ao vídeo da matéria veiculada no Jornal Nacional aqui
Assista ao vídeo da matéria veiculada no Jornal da EPTV 1ª edição aqui e aqui
Assista ao vídeo da matéria no Band Cidade aqui (5min 13seg)
Assista ao vídeo da matéria no Balanço Geral – TVB aqui
Leia as matérias divulgadas no Portal G1 aqui, aqui e aqui
Leia a matéria no site do jornal Correio Popular aqui
Leia a matéria no portal da revista Exame aqui
Leia a matéria no portal Terra aqui
Leia a matéria do portal UOL aqui
Ouça a matéria veiculada na Rádio CBN Campinas aqui e aqui