Departamento de Enfermagem promove capacitação para profissionais de saúde de Campinas e região


Capacitação sobre contrarreferência de pacientes com feridas, estomias, cateteres vasculares e terapia infusional prolongada

Representantes de 27 cidades da Diretoria Regional de Campinas (DRS-7) estiveram na manhã da quarta-feira (20) no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp participando do evento Desafios na contrarreferência do paciente com feridas, estomias, cateteres vasculares e terapia infusional prolongada. O evento foi organizado pelo Departamento de Enfermagem, Serviço Social e Superintendência do HC da Unicamp, com o apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS) da Unicamp.

“Faremos um levantamento das necessidades de treinamento dentro dessas áreas temáticas e encontros online nos próximos meses onde iremos subsidiar os municípios com o conhecimento teórico necessário para alinhar melhor o processo de desospitalização e contrarreferência dos assuntos tratados no dia de hoje”, explicou a enfermeira Angélica Olivetto de Almeida, responsável pela Seção de Enfermagem em Educação Continuada do HC da Unicamp. 

Joaquim Antonio Graciano, coordenador geral do Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp, disse que o Departamento de Enfermagem defende a disponibilização do hospital em sua integralidade à comunidade, respeitando os princípios do SUS aos pacientes e às cidades da DRS7.

“Temos foco no atendimento do maior número possível de pacientes e clareza da importância do HC nesse sentido. É triste quando o município solicita uma vaga e não podemos atender. Queremos alinhar os processos para aumentar o giro de leitos”, disse Joaquim durante a mesa de abertura do evento que aconteceu no auditório do HC.

Luiz Carlos Fernandes Junior, coordenador do GGBS, trabalhou durante oito anos na área de compra do HC e disse que sua atuação no GGBS se deve àquilo que aprendeu trabalhando no hospital, e que tem muito orgulho de ter passado pelo hospital. “Dentro do HC a gente trabalha duro e fazer muitas coisas além do trabalho de sempre. O foco aqui é o paciente e eu entendo a ânsia de vocês em querer atendê-lo cada vez melhor. O GGBS está à disposição para ajudar em outros eventos como esse”, ressaltou Luz Carlos ao dar

O coordenador de assistência do HC da Unicamp, José Barreto Campello Carvalheira, destacou a importância de concatenar as ações do HC da Unicamp com os hospitais e equipes de saúde da região de Campinas. Barreto lembrou que o objetivo do HC é atender pacientes de alta complexidade e que o encaminhamento e a permanência de pacientes de baixa e média complexidade nem sempre é melhor para o paciente.

“A referência e a contrarreferência são o melhor jeito de atender e usar os recursos que temos disponíveis. Nós somos uma coisa só. Nossa missão é atender a todos de nossa região sem travar o sistema, que faz parte de uma ação comum no Estado de São Paulo. Vamos, juntos, unir esforços nessa estratégia para potencializarmos a assistência aos nossos pacientes”, recomendou Barreto, parabenizando a todos pelo evento.

As palestrantes da capacitação foram a assistente social e supervisora do núcleo das enfermarias do HC da Unicamp Fabiana M. Campo Dall’Orto E. F. de Castro; a enfermeira estomaterapeuta Carolina Akmiy Schiezaro Falcioni e a enfermeira especialista em terapia infusional, Ana Paula Gadanhoto.

“A equipe do serviço social do HC é divido em três áreas. Atualmente, são 15 assistentes sociais que realizam mais de três mil atendimentos por mês, sendo 1.500 feitos pela equipe do serviço social que atua nas enfermarias e que realiza contrarreferência para a rede de saúde e a desospitalização”, explicou Fabiana.

A enfermeira responsável pelo setor de assistência a pessoas ostomizadas da cidade de Araras, Adriana Porto Viane, achou ótima a capacitação, especialmente por que é possível pegar um pouco da experiência do hospital, do fluxo, da referência e da contrarreferência, e adaptar para a realidade do município. “Esse já é um bom caminho para colhermos melhorias na assistência municipal e estarmos próximos da realidade do HC da Unicamp”, resumiu Adriana.

O Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp pretende realizar, ainda, outras capacitações para os profissionais de saúde da DRS-7. Os cursos, datas e vagas disponíveis serão divulgados às secretarias de saúde dos 42 municípios que compõem a DRS-7 oportunamente, após um levantamento dos temas prioritários feito pela equipe da Educação Continuada do Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp.


Leia também:
HC capacita enfermeiros de Hortolândia em terapia intravenosa prolongada


Texto e fotografia: Edimilson Montalti – Núcleo de Comunicação HC Unicamp