O projeto Meses Coloridos e a disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realizaram no mês de dezembro mais uma ação de conscientização de saúde no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp: o Dezembro Laranja, para a prevenção e detecção precoce do câncer de pele. A ação aconteceu no ambulatório de Dermatologia, localizado no terceiro andar do hospital, com o apoio e participação da equipe médica e de enfermagem.
“A principal causa de câncer de pele é a exposição ao sol. Se for passear ou fazer uma caminhada, tentar ir de manhã ou à tarde, antes das 10 horas ou depois das 15 horas, quando a incidência da radiação solar é menor. Use sempre protetor solar, chapéu, boné ou blusa”, ressaltou a dermatologista do HC da Unicamp Thaís Helena Buffo durante conversa com pacientes e acompanhantes.
“Observe se as manchas e pintas da pele têm bordas irregulares ou se são de várias cores. Aquela pinta que está crescendo não é boazinha. A maioria de casos de câncer de pele nós conseguimos tratar, se diagnosticado precocemente. Levem essas informações aos seus amigos e familiares e na dúvida procure um Posto de Saúde e peça encaminhando para um dermatologista”, orientou a dermatologista Cintia Ávila na manhã de quinta-feira (12/12) àqueles que estavam no ambulatório de dermatologia do HC da Unicamp.
Todos que aguardavam atendimento no ambulatório ganharam um bombom colado num Sol. Atrás, um lembrete com as principias dicas para a prevenção do câncer de pele.
Dezembro Laranja
A campanha de prevenção e detecção precoce do câncer de pele começou no sábado, 7 de dezembro, nos ambulatórios do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, em Campinas. A ação foi coordenada pela disciplina de Dermatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, responsável pelo ambulatório de Dermatologia do Hospital de Clínicas (HC).
Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia desde 1999 com a participação dos serviços de dermatologia credenciados no país, a campanha deste ano tem o slogan “Proteger a pele é proteger a saúde”. Um das iniciativas é abordar a importância da fotoproteção em suas diferentes formas para a redução dos riscos de câncer de pele.