Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Janeiro Roxo

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Hansen, cuja transmissão acontece a partir de gotículas de saliva durante o contato íntimo e prolongado com o indivíduo doente sem tratamento. Ela afeta a pele e nervos periféricos, causando lesões de pele com dormência local e sensação de dor e perda de sensibilidade principalmente nas mãos e pés. Devido às características próprias do agente, ela pode demorar vários anos para se manifestar.

De acordo com a dermatologista do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp Andréa Fernandes Eloy da Costa França, o desconhecimento sobre a doença por parte da população pode fazer com que o diagnóstico seja tardio e as sequelas, como deformidades importantes nas extremidades, se instalem de modo definitivo. “O tratamento é gratuito e fornecido pelo SUS, com o seguimento pela equipe de saúde para prevenção das incapacidades e identificação de possíveis complicações da doença ou dos efeitos colaterais das medicações”, explica Andréa.

O Brasil é o segundo país em número de casos no mundo, com quase 20 mil casos novos diagnosticados em 2023. Apesar da detecção de novos casos estar em declínio nas últimas décadas, a doença ainda é considerada endêmica no Brasil. O Janeiro Roxo é o mês de combate e conscientização sobre a hanseníase. “O objetivo não é apenas de informar a população sobre as manifestações clínicas, mas também diminuir o estigma ainda associado à doença”, reforça a dermatologista do HC da Unicamp.

A disciplina de Dermatologia da Unicamp, juntamente com o Departamento de Enfermagem do HC da Unicamp e o projeto Meses Coloridos promoverá várias atividades ao longo do mês de janeiro voltada aos pacientes e profissionais de saúde do HC da Unicamp. Veja abaixo a agenda das ações que acontecerão no hospital:

Para pacientes

Dia 21/01, às 13h30, na sala de espera do ambulatório de Dermatologia do HC, no 3º andar do hospital
Dia 28/01, às 14h00, no anfiteatro do ambulatório de Dermatologia do HC, no 3º andar do hospital

Para a equipe de saúde

Dia 29/01, às 12h30, no anfiteatro do HC, no 3º andar do hospital

Outras atividades

Também ocorrerão atividades nos centros de saúde de atuação da disciplina de Dermatologia, com a capacitação da equipe de saúde, além de atividades com os alunos de graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com visita ao antigo asilo colônia Pirapitingui e sessões de cinema voltados para o tema.

Ir para o topo