De 1 a 3 de outubro de 2025, profissionais de enfermagem do Centro Cirúrgico (CC) e da Central de Material e Esterilização (CME) do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp participaram do 17º Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização, promovido pela Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC). O evento foi realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e teve como tema central “O poder do cuidar”.
Centenas de profissionais de todo o país participaram do Congresso para discutir inovações, desafios e boas práticas na assistência perioperatória. A equipe do HC da Unicamp apresentou oito projetos científicos e um oral, abordando temas como segurança do paciente, gestão de processos, sustentabilidade, qualificação da assistência e educação permanente em enfermagem. Os trabalhos destacaram práticas exitosas desenvolvidas no cotidiano do Centro Cirúrgico e da Central de Material e Esterilização (CME) do hospital. Veja abaixo os trabalhos apresentados pela equipe do HC da Unicamp.
“A participação no congresso da SOBECC é um momento de grande orgulho para a nossa equipe. É o resultado do empenho coletivo em transformar a prática assistencial por meio da pesquisa, da inovação e do compromisso com o cuidado seguro e de qualidade,” ressaltou a enfermeira Ana Paula Canil Inocêncio Alves, coordenadora administrativa do Centro Cirúrgico.





O enfermeiro Alexandre Oliveira da Silva, coordenador de Enfermagem do Centro Cirúrgico, destacou o protagonismo dos profissionais na construção de conhecimento científico. “O HC Unicamp tem uma equipe altamente comprometida com a excelência. Ver nossos enfermeiros levando suas experiências e resultados para um evento nacional reforça o papel da instituição como referência na assistência perioperatória e na formação de profissionais de excelência”, disse.
Já o enfermeiro Rafael Silva Marconato, coordenador da Central de Material e Esterilização (CME), que fez a apresentação oral do trabalho Dia Internacional da Ciência da Esterilização: Estratégias para valorização do CME em um hospital universitário enfatizou a importância da integração entre os setores. “Os projetos apresentados mostram como a colaboração entre o Centro Cirúrgico e a CME é fundamental para garantir processos eficientes, seguros e sustentáveis. Essa troca de conhecimento fortalece toda a cadeia do cuidado cirúrgico”, comentou.
Para a técnica de enfermagem Cibele Oliveira Peçanha, participar do congresso da SOBECC, um momento de grande enriquecimento profissional e pessoal. “Foi uma experiência inspiradora, repleta de aprendizado, troca de conhecimento e valorização da enfermagem perioperatória”, reforçou.
Além de possibilitar a atualização científica, o congresso também promoveu visibilidade nacional para as práticas desenvolvidas no HC Unicamp, reafirmando o compromisso institucional com a assistência de qualidade, o ensino, a pesquisa em enfermagem perioperatória, a segurança, a inovação e a humanização no cuidado ao paciente cirúrgico.




Trabalhos científicos
CAMPANHAS MOTIVACIONAIS NO CENTRO CIRÚRGICO: UMA ESTRATÉGIA DE VALORIZAÇÃO E BEM-ESTAR PROFISSIONAL
IMPLEMENTAÇÃO DE FORMULÁRIO PARA ENCAMINHAMENTO DE MATERIAIS DA ANESTESIA A CENTRAL DE DESINFECÇÃO
AÇÕES DA ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA NO PREPARO DA SALA E ASSISTÊNCIA AO TRANSPLANTE HEPÁTICO
A IMPORTÂNCIA DA ASSEPSIA NA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES RELACIONADAS À MANIPULAÇÃO DE CATETERES CENTRAIS
ATRIBUIÇÕES E DESAFIOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NA FASE INTRAOPERATÓRIA DO TRANSPLANTE RENAL
ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIO NA REALIZAÇÃO DO TESTE DE FUGA DO APARELHO DE ANESTESIA
